14 de dez. de 2011

YG Vs. SM: Diferentes Estrategias na Vendas de Álbuns

YG Versus SM.jpg
Com a entrada recente da YG Entertainment na bolsa de valores, mais especificamente conhecida como KOSDAQ, ela foi ligada na mesma corrente que sua rival, a marca igualmente conhecida e um dos pilares do K-Pop: a SM Entertainment.

Com a concorrência chegando ao seu ápice, especialmente com o fim de ano, quando acontecem cerimônias de premiação de música, os dois gigantes da indústria musical coreana começam a ser examinadas, por suas realizações durante o ano. Para começar, a SM Entertainment abriga alguns dos nomes mais conhecidos no mundo K-Pop, como f (x), Super Junior, DBSK, SNSD, para citar apenas alguns. Porém, a YG se equipara, com Big Bang, 2NE1, e Gummy, juntamente com uma grande variedade de músicos talentosos.

Agora, quando o assunto é venda de álbuns, a YG assume a liderança em vendas online, com mais pessoas baixando músicas dos artistas da YG, mas off-line, a SM Entertainment sai na frente, com maior número de vendas de seus discos compactos (CD).

Começando com a YG, de janeiro 2011 a novembro de 2011, o top 50 de singles contém mais de 10 músicas da YG, a cada mês, o que acumula um total de 20% de todas as músicas top 50 vindo deste rótulo. Por exemplo, a canção “I Have An Affair”, de GG (duo formado por Park Myung Soo e G-Dragon, para o festival de música do programa “Infinity Challenge”) foi escrita e produzida por G-Dragon, e contou com vocais de Park Bom, e se classificou em 2º lugar, no mês de julho. Além disso, a música solo de Park Bom, “Don’t Cry”, ficou em quarto geral em abril e o hit “Lonely”, do 2NE1 se classificou em quinto lugar, em maio.

Agora, falando sobre a SM Entertainment, seus cantores também ficaram em boas posições, “Danger”, do f (x), ficou em 6° no chart top 50, em Abril, enquanto “Hot Summer”, se classificou em 23° em junho. No entanto, o restante de artistas da SM, como DBSK, Super Junior e SNSD e não conseguiram entrar no chart digital top 50.

No entanto, é aí que começa a ficar interessante, os artistas acima mencionados, que não conseguiram entrar nas paradas online top 50, tiveram grande sucesso off-line, acumulando 30% do top 20 de álbuns vendidos por varejistas, o que significa que, em média , mais de 100.000 álbuns foram vendidos pela SM Entertainment. Em particular, três artistas da SM conseguiram atingir a espantosa marca de 200.000 cópias vendidas até novembro. No caso da YG, o Big Bang e o 2NE1 se seguraram a frente muito bem, com ambos os mantendo-se familiares com o primeiro lugar no ranking de música e recorde de vendas, o quarto álbum do Big Bang vendeu mais de 100.000 cópias.

Mais especificamente, esta diferença em popularidade online e offline sobre as vendas de álbuns e o contraste resultante dos dois rótulos se resume a estratégia. De fato, o 2NE1, da YG Entertainment, empregou a tática de lançar um single digital a cada mês, garantindo assim a classificação de cada música no top 10 de sites de streaming de música, mantendo, assim, sua popularidade. E ainda, a SM Entertainment implantou a venda antecipada do álbum do Super Junior, (o último lançamento foi há um ano e meio atrás) o que levou à um registro de mais de 300.000 vendas. Mesmo com este marco enorme, o grupo rapidamente lançou seu álbum repaginado, que alcançou a marca de 130 mil CDs vendidos. Essa tática foi usada novamente pelo DBSK, da SM, que novamente colheu prêmios financeiros, bem como uma crescente na popularidade.

É claro, apenas com uma simples comparação das vendas online/offline das duas gravadoras não significa que a superioridade de uma sobre a outra poderá ser totalmente determinada. Há muitos fatores a serem levados em conta para que possamos compreender plenamente a influência e o poder de ambas, YG e SM Entertainment, sendo um deles a onda Hallyu. Com o K-Pop alcançando o exterior, ambas empresas conseguiram acumular entre 7 e 9 milhões de dólares em shows, encontros de fãs, e, claro, vendas de produtos. Rivais sendo rivais, estes dois gigantes do K-Pop, sem dúvida, colidirão mais uma vez em 2012, com novos grupos, novas músicas e novas surpresas nos esperando à cada esquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário