18 de nov. de 2012

Revista Billboard: Big Bang na América, Nos Bastidores Com as Maravilhas do K-Pop


billboard1.jpg

Quando questionado sobre o desempenho do grupo, no Prudential Center, em Newark, Nova Jersey, um G-Dragon de cabelos descoloridos, do grupo de K-Pop, Big Bang, respondeu baixinho, “Eu gostaria que fosse melhor”.

Uma resposta sincera, em um muito formal, e profissional mundo do K-Pop, onde as estrelas são mais fofas do que sexy, escândalos são míninos, e suas estrelas passam anos treinando. Mas este é o Big Bang – um ato que reescreve a maioria da convenções no K-Pop, compõe a maioria de suas músicas, fica sem camisa em vídeos musicais, e se encontrou no meio de várias controvérsias, somente este ano.

Nos bastidores, os cinco membros estão vestindo o figurino de abertura – pesados, brilhantes ternos brancos, que parecem os de um príncipe encantado – mas G-Dragon anda sem sua jaqueta, e seus óculos escuros enormes, antes de sentar-se para entrevistas pré-show. Cada membro se personifica em seu comportamento. O evasivo TOP, conhecido por seu rap de timbre baixo, usa óculos escuros e mostra pouca emoção. O belo Seung Ri senta-se em linha reta, justapondo as respostas casuais e a aparência descontraída de G-Dragon. Tae Yang, com longas tranças, age de maneira calma, respondendo muitas perguntas, com um impressionante conhecimento em inglês, similar ao de G-Dragon. Enquanto Dae Sung, o potente e carismático vocalista do grupo, passa a maior parte de seus momentos longe das câmeras, aquecendo sua voz. Cada um tem sua própria garrafa de água Fiji (com uma garrafa de suco de uva branca Welch para TOP) e a atitude de G-Dragon não parece melhorar minutos antes do show.
O show está programado para começar com apenas 10 minutos de atraso (uma grande diferença, comparado aos 90 minutos que as colegas de companhia, do grupo 2NE1, atrasaram em agosto) com pouca comoção nos bastidores. Uma dançarina,  se apressa ao sair do vestiário feminino, certificando-se de fazer uma pequena reverência, ao passar por Tae Yang, mas apesar de tudo, o clima é calmo antes do último show da “Alive Tour” nos EUA.

Não se sabe o que aconteceu nos últimos dez minutos antes das entrevistas, antes do início do show (talvez pelos gritos ensurdecedores que enchiam a arena lotada), mas quando o Big Bang entrou no palco, na sexta-feira à noite, G-Dragon e CIA apresentaram um alto astral durante a performance inteira. Começando com “Tonight”, a faixa eletrônica frenética da banda, G-Dragon correu pela passarela, como se ele fosse cair no poço vivaz de fãs, se não tivesse diminuído sua velocidade mais cedo (ele repetiu este gesto várias vezes durante o show). O show começou com faixas animadas, movendo-se rapidamente para “Hands Up”, e “Fantastic Baby” (que ficou em 2° lugar no ranking K-Pop Hot 100). A medida em que o show avança, G-Dragon recebe uma resposta bem alta, cada vez que começam suas partes, mas Dae Sung e TOP também recebem gritos igualmente impressionantes. (Especialmente ao provocar os fãs, dizendo que poderão ouvir seu material solo em breve).

Durante todo o show, Big Bang teve uma abordagem de palco similar a do One Direction – usando pouca coreografia, focando mais em pular de um lado pro outro no palco, e interagindo com a platéia. Os adereços de palco foram pouco usados, mas de maneira eficaz. “How Gee” contou com TOP e G-Dragon andando em segways, e Dae Sung coloca enormes asas de anjo, durante a apresentação solo de “Wings”, prendendo-se a cabos de aço, e voando sobre a multidão.

As canções do Big Bang vão do hip-hop ao pop eletrônico (veja “Blue” e “Monster”, sucessos que ficaram em 1° lugar, no K-Pop Hot 100), mas em meio as faixas, o público pôde ver uma conexão maior com o hip-hop, quando os membros começaram a fazer beatbox uns para os outros, enquanto o resto do grupo fazia rap ou se harmonizava em conjunto (incluindo um destaque, onde G-Dragon fez versos em inglês para “Crayon” [seu sucesso solo, que ficou em 4° lugar no K-Pop Hot 100] indicando que uma boa estréia em inglês pode não estar longe para ele ou para o Big Bang). Os espectadores foram privilegiados com dança estilo break, e algumas acrobacias de Tae Yang no palco.

Ao falar com a multidão, o grupo tinha a mania de cantar, o hino de Nova Iorque de Jay-Z e Alicia Keys, “Empire State Of Mind”, mostrando sua clara admiração pela costa leste. “Foi difícil chegar até aqui, tivemos três mudanças de vôo”, Tae Yang contou para a platéia, os problemas que o grupo teve devido ao furacão Sandy. Se concentrando no positivo, ele disse logo em seguida, “Vamos torná-lo inesquecível”.

Hoje, as estrelas de pop ou hip-hop não seriam pegas de surpresa, com a moda extravagante que o grupo trouxe para a “Alive Tour” (com figurinos incluindo ternos coloridos e jeans super apertados). Ainda assim, o visual funciona completamente para o Big Bang, com nada sacrificado, de um ponto de vista artístico. Uma demonstração de dedicação dos fãs (carinhosamente conhecidos como VIPs), foi quando o Big Bang parou de cantar, deixando os fãs pegarem as rédeas do refrão de seu sucesso, “Haru Haru”. O fato de que uma enorme arena da costa leste, pode ser preenchida com as letras de uma canção chamada “Haru Haru” pelos espectadores, já é em si um ato verdadeiramente notável.

G-Dragon aparentemente reconheceu o feito incrível do grupo, com sua energia nunca desvanecendo ao longo do show. “Vocês são incríveis… Eu amo vocês”, ele disse ao público, para o delírio dos fãs. “Eu prometo que voltaremos em breve”. Ele disse uma frase similar em coreano, mas diante de aplausos menores.

Mas com litros de cerveja Brooklyn Lager, e garrafas de conhaque Hennessy, nos bastidores após o show, independente do idioma que eles estavam cantando (ou falando), a última parada americana da turnê “Alive Tour”, do Big Bang, foi um sucesso.
Fotos Exclusivas dos Bastidores Pela Billboard:

billboard2.jpg

O membro do Big Bang, G-Dragon, verifica seu reflexo, antes de entrar no palco de um show lotado, no Prudential Center, em Newark (09 de novembro).

billboard3.jpg

O membro TOP caminha sob o palco, minutos antes da apresentação de abertura.

billboard4.jpg

G-Dragon e equipe caminham para o palco.

billboard5.jpg

A equipe faz questão que Tae Yang (à esquerda) e Dae Sung estejam confortáveis antes do show.

billboard6.jpg

G-Dragon (à esquerda) e Tae Yang nos bastidores.

billboard7.jpg

Da esquerda: G-Dragon, Seung Ri e TOP se preparando nos bastidores.

billboard8.jpg

Um Tae Yang completamente vestido, arrancou sua camiseta mais de uma vez, durante a última apresentação do grupo em Nova Jersey.

billboard9.jpg

Os membros entraram no palco dentro de cápsulas personalizadas, para o deleite dos fãs. Aqui os meninos estão a poucos momentos do início do show, com o vídeo de abertura já sendo exibido.

billboard10.jpg

G-Dragon passa o tempo ao lado de Peter Chun, Diretor de Negócios da YG Entertainment nos EUA.

billboard11.jpg

Um casual Big Bang, com camisetas brancas, descansando antes de se encontrar com a imprensa e do eventual show.

billboard12.jpg

Um ajudante nos bastidores (Hwang Ssabu), dá pressão extra a Dae Sung, enquanto este se exercita nos bastidores.

billboard13.jpg

TOP, pronto para o show, “Fantastic Baby”.

billboard14.jpg

Último ajuste da Tae Yang em sua bandana.

billboard15.jpg

Tae Yang recebe ajuda extra com a sua jaqueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário